55-35-10: a melhor divisão para o seu portfólio Cripto
Essa divisão oferece um arranjo seguro para a sua carteira. Se você é iniciante, melhor ainda.
Se eu tivesse que definir uma proporção ideal para começar a aplicar um dinheiro em Cripto, faria o esquema 55%, 35%, 10%.
Essa proporção me parece uma opção segura para iniciar, sendo que:
55% em Bitcoin
35% em Ethereum
10% em outras criptos de sua escolha.
Justifico essa decisão logo abaixo, caso queira entender a lógica por trás de uma carteira segura para o longo prazo.
O arranjo seguro para quem quer "colocar o pé" no mercado Cripto
Se você é um investidor iniciante, vai querer olhar para a sua carteira em algum momento e sentir que fez 3 coisas:
As escolhas certas
A estratégia certa
Agregou proteção e segurança à carteira, o que garantiu lucro para você no longo prazo
E é por isso que você deve pensar o quanto antes em como o seu portfólio cripto será dividido. Como ele funcionará?
A divisão 55-35-10 é capaz de agregar proteção e segurança para uma carteira de renda variável – aqui em nosso caso, para uma carteira de criptomoedas.
O arranjo 55-35-10 é inquestionável. Explico o motivo:
55% em Bitcoin
O Bitcoin é a criptomoeda mais negociada do mercado. Não só isso: estamos falando sobre a cripto mais segura e confiável. É a melhor opção para quem está começando, porque oferece uma boa base para entender o mercado e como ele funciona.
55% garante que mais da metade do seu portfólio estará sendo puxado pela moeda mais valiosa e importante de todo o ecossistema cripto.
35% em Ethereum
Ethereum é a segunda criptomoeda mais negociada do mercado. Além de um criptoativo, Ethereum é uma plataforma descentralizada de contratos inteligentes e aplicativos. Várias tecnologias estão sendo criadas com uso dessa tecnologia blockchain. São ferramentas inovadoras, que atendem o setor financeiro, de logística, da saúde e diversas áreas.
Assim como o Bitcoin, é um projeto para carregar para o longo prazo.
10% em outras criptomoedas
Os outros 10% do seu portfólio podem ser alocados em outras criptos que você acredita ter potencial. Algumas opções incluem:
Solana | Polygon | Chainlink | Arbitrum | entre outras.
Os 10% será a sua área de jogo, aquela porcentagem do portfólio que não te fará falta caso algum dos seus palpites dê errado. Essa é a área do portfólio que vai fazer o seu coração bater mais rápido, porque na mesma medida que tem potencial de subir infinitamente, tem também a horrenda chance de cair a zero.
Sintetizando
Essa divisão é segura porque o Bitcoin e o Ethereum são as criptomoedas mais estabelecidas do mercado. Os outros 10% é a parcela que agregará potencial de lucro ao longo prazo – e potencial de prejú também. Mas é o jogo.
Eu fiz por vários anos e só sai desse modelo quando senti que estava preparada para assumir mais riscos.
Para quem está começando, a divisão 55-35-10 fornece um equilíbrio entre segurança e diversificação. E também te permite ajustar a alocação do seu dinheiro de acordo com metas e tolerância ao risco.
É isto por hoje. Se você achou interessante, será que poderia compartilhar essa Newsletter com mais alguém que esteja estudando o assunto? Quero muito contribuir para que mais pessoas aprendam a investir.
Obrigada por ler até aqui.
Ana de Mattos